Nova turma de agentes da CET-Santos participa de curso para atualização profissional

Mais 13 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) participam, desde segunda-feira (4), do curso de atualização profissional. Nesta quarta-feira (6), o foco foi a legislação com as alterações do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT).

O assessor jurídico da companhia Marco Fabrício Vieira abordou o tema apresentando as recentes atualizações promovidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todas relacionadas aos procedimentos a serem adotados pelos agentes, no ato do monitoramento e da fiscalização de trânsito.

Na aula anterior, Vieira, que é membro do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo), já havia abordado as últimas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foram detalhados os enquadramentos de competência municipal, alguns explicados a partir de situações observadas pelos próprios agentes durante o trabalho nas ruas.

Para Alexis de Jesus Souza, que está há nove anos na CET, a atualização periódica é necessária. “Vimos aspectos importantes quanto à legislação de trânsito e também conhecemos mais sobre segurança e outras questões relacionadas ao nosso dia a dia na profissão”.

Nailton de Jesus Coroa, que trabalha há 12 anos como operador, complementou ao dizer que “o agente precisa estar atualizado para desempenhar bem a função e também esclarecer a população, no caso os motoristas, ao ser questionado em determinada situação.

No total, o curso tem 37 horas/aula e, além de legislação, o conteúdo também trata de ética, cidadania, técnicas de abordagem, integração com a engenharia de tráfego, sinalização vertical e horizontal e outros temas.

A turma atual concluirá a reciclagem, que envolve aplicação de provas, na sexta-feira (8). Assim, 95 operadores da empresa, 50% do total, já terão feito a atualização exigida por lei e ministrada por profissionais da própria companhia.

O curso será extensivo a outras duas categorias que atuam na operação e fiscalização do trânsito santista: Polícia Militar e Guarda Portuária.

Foto: Divulgação/PMS