Foram abordados temas como legislação, engenharia de tráfego, língua portuguesa, primeiros socorros, papel educador do agente, entre outros.
Um grupo de 10 novos agentes, convocados no concurso público da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), passou por capacitação de 45 dias, concluída nesta segunda-feira (16). As aulas abordaram temas como legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego, língua portuguesa, primeiros socorros, papel educador do agente, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.
Durante toda a última semana, legislação de trânsito aplicada foi o tema em destaque, inclusive com atividade externa para o entendimento prático do aprendizado teórico. Ao término da capacitação, os novos chamados para o cargo realizam prova.
Esse é o terceiro grupo a passar pelo treinamento, desde a realização do concurso, em 2023. Inicialmente, foram chamados 20 aprovados (total de vagas previstas no edital do concurso) para a ampliação do quadro de agentes de trânsito. Depois, mais oito e agora dez, que ingressam na empresa para substituições de profissionais por aposentadoria ou desligamentos.
“A gente entra aqui com uma visão da empresa, mas participar do treinamento mudou completamente o meu conceito”, disse Murilo Gomes de Oliveira, 25.
Yasmin Teixeira Martins, 21, também foi só elogios ao aprendizado. “Nós saímos daqui treinados para ajudar a população, para garantir o bem-estar de todos no trânsito e evitar acidentes. Eu tinha uma visão distorcida do que é a CET-Santos, e hoje vejo a imensa importância que tem o trabalho dos agentes”.
“Trata-se da capacitação prévia para o exercício da profissão. Aqui os agentes de trânsito tiveram a oportunidade de aprender sobre o ofício, sobre os valores da empresa e sobre a missão da CET-Santos. Mais do que fiscalizar, a missão é preservar vidas no trânsito”, explicou o presidente da companhia, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS
Foto: divulgação