Os principais desafios para a mobilidade no Município foram expostos em palestra, quarta-feira (22), durante reunião do Rotary Club de Santos.
O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, apresentou vários dados e números que impactam diretamente em soluções para a melhoria e segurança do trânsito na Cidade, tais como o alto adensamento urbano, a elevada verticalização, as limitações da metragem das ruas, além da quantidade de veículos em circulação todos os dias pelo viário santista, onde trafegam milhares de caminhões com destino à área portuária, bem como automóveis, motocicletas e bicicletas procedentes de outras cidades da região.
Medidas são estudadas e adotadas considerando a segurança e procurando empregar tecnologia. Nesse sentido, Gonçalves explicou sobre a modernização semafórica da Cidade, que permite fazer reparos em equipamentos e ajustes de tempos de semáforos de forma remota, a partir da Central de Controle Operacional (CCO). Também citou a parceria com a parceira da CET com o Google/Waze, por meio da qual a Companhia ampliou o controle e monitoramento do trânsito e consegue intervir para a restaurar a fluidez nas vias, de forma quase que instantânea, quando detectadas situações de prejuízo ao tráfego.
“Não adianta implantar um semáforo, se o condutor não respeita o sinal vermelho; uma rotatória, se não faz o movimento correto na sinalização. É preciso mudar. Ter um comportamento cidadão no trânsito e, principalmente, trabalhar na formação da criança para que, no futuro, seja um adulto consciente”, recordou.
Sob o comando do presidente do clube de servir, Maurício Machado, a reunião do Rotary Club de Santos contou, ainda, com a presença do secretário de Governo, Fábio Ferraz.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS