Agentes de trânsito em Santos participam de curso sobre gestão de conflitos

Inteligência emocional, comunicação não verbal e competência social são alguns dos temas abordados no curso de Gestão de Conflitos oferecido a 280 colaboradores da Companhia de Engenharia de tráfego de Santos (CET-Santos) que atuam nas áreas operacionais, de sinalização semafórica e horizontal. 

Os profissionais foram divididos em dez turmas para o melhor aproveitamento do conteúdo, que é ministrado durante dois dias, das 8h às 17h. “Estamos trabalhando para preparar e capacitar ainda mais os profissionais com o objetivo de oferecer um serviço cada vez melhor para os santistas. Nas aulas eles estão aprendendo a desenvolver a inteligência emocional necessária para lidar com as pressões e conflitos inerentes à profissão no dia a dia”, destacou o diretor administrativo financeiro da CET-Santos, Gelasio Fernandes.

 A iniciativa da companhia visa utilizar as ferramentas da comunicação para preparar e auxiliar os colaboradores a interagirem com a comunidade. “Às vezes é um gatilho, uma palavra ou um gesto que acontece e pode desencadear uma reação agressiva do outro. Nós trabalhamos a prática da empatia para que os agentes estejam preparados para conduzir com profissionalismo e equilíbrio as situações de pressão e adversidade que passam nas ruas”, explicou a palestrante Márcia Soares, 55 anos.

Agente de trânsito da CET-Santos há seis meses, Jaqueline Amaral José de Carvalho, 27,  aprovou a experiência. “Achei muito bacana, porque nos transportou para uma reflexão; tivemos um momento de meditação e isso foi muito importante, especialmente porque temos um dia a dia que envolve sinistros, acidentes e todo tipo de situação que exige equilíbrio emocional”.

 Para o agente de trânsito Antonio Albuquerque Couto Júnior, 43, a palestra auxiliou a lidar com os conflitos inerentes à rotina nas ruas. “Esse treinamento está sendo ótimo, pois tudo que diz respeito ao trânsito envolve uma série de questões que vão desde o físico, com a jornada de trabalho nas ruas, até emocionais, por conta do estresse, pois o trânsito em si já é desafiador; precisamos ter uma estrutura física e psicológica para suportar essa rotina, para saber lidar com as pessoas e ter a empatia de se colocar no lugar do outro. Sem dúvida alguma o equilíbrio emocional no trânsito evita não só sinistro, mas também acidentes”, disse. O curso seguirá ainda junto a cinco novas turmas.

Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS.