Ações na Semana Nacional de Trânsito orientam mais de 2,5 mil pessoas em Santos

Com mais de duas mil e quinhentas abordagens, a Semana Nacional de Trânsito foi encerrada nesta segunda-feira (25) em Santos, após oito dias de ações para sensibilização e conscientização sobre segurança no trânsito. Durante o evento, iniciado no último dia 18, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) realizou blitze educativas para motociclistas, atividade para ciclistas e capacitação para profissionais prestadores de serviço para empresa de entregas rápidas.

A última atividade foi o treinamento realizado nesta segunda (25), com turmas pela manhã e à tarde, com motociclistas e ciclistas que prestam serviço à empresa de entregas Rappi.

Sob condução da equipe de educação para o trânsito, as palestras aconteceram na sede da companhia (Av. Rangel Pestana, 100, Vila Mathias) e trouxeram temas como mudança comportamental no trânsito, senso de coletividade e o cuidado pela vida.

Os participantes tiveram ainda um momento para dinâmica com a utilização de óculos que simula embriaguez, uma forma lúdica de exemplificar os efeitos do álcool e sua interferência no senso de lateralidade e coordenação motora.

Para o entregador Rubens dos Santos Rodrigues, que há três anos utiliza sua bicicleta para fazer entregas, as informações transmitidas precisam ser replicadas para outros profissionais. “Avalio com nota 10 a iniciativa da CET, vejo muitos acidentes todos os dias e me preocupa pensar na possibilidade de não voltarmos para casa. Nosso papel é mudar nosso comportamento e replicar as informações. Vamos ver se a gente altera esse placar, que no momento não está nada favorável para todos nós”.

A programação, que este ano teve como tema ‘No trânsito, escolha a Vida’, foi iniciada com motociclistas, em ação desenvolvida durante cinco dias no bolsão de estacionamento do Parque Roberto Mário Santini (José Menino) e abordou mais de 2 mil motociclistas.

Os condutores foram parados e sob uma tenda assistiram a vídeo de seis minutos com depoimentos de pessoas que perderam familiares em ocorrências com motos. Ao final da exibição, a mensagem do filme foi reforçada em fala rápida de especialista da equipe de educação à plateia.

No sábado e domingo, mais de 500 ciclistas que circulavam no entorno do Quebra-Mar receberam placas com adesivo refletivo e mensagem alusiva ao slogan da semana.

Em tendas montadas pela CET, pessoas puderam tirar fotos com a logomarca da campanha. Também foi montada uma plataforma giratória sobre a qual os participantes fizeram vídeos, disponibilizados como recordação com o objetivo de multiplicar a conscientização sobre o tema.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS .