Alunos de escola na Área Continental de Santos aprendem sobre segurança no trânsito

Para orientar mais de 300 estudantes do Ensino Fundamental da escola municipal Judoca Ricardo Sampaio (Caruara), sobre a segurança no trânsito, parte da equipe de educação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) se deslocou até a unidade de ensino do bairro da Área Continental. No total, seis palestras foram realizadas ao longo de um dia.

A presença do pessoal do programa no último dia 19 repercutiu e os estudantes tiveram participação ativa nas palestras. Com o público da manhã, a equipe de educação trabalhou principalmente a travessia segura, considerando também a realidade vivida no local. “Por exemplo, não há calçadas e existe circulação de veículos pelas ruas, então explicamos que devem andar sempre pelo canto da via e jamais pelo meio e, ainda, um atrás do outro e não lado a lado”, ressaltou a analista de educação da CET Juliana Padula.

Ela observou que os estudantes fazem deslocamentos para a área urbana de Santos, como também para outras mais próximas, principalmente Guarujá e Bertioga, conforme os próprios alunos contaram. Portanto, precisam conhecer as normas básicas para a própria segurança. “Enfatizamos que devem procurar utilizar sempre a faixa de travessia de pedestres. Explicamos o que é a Faixa Viva e demonstramos o gesto que o pedestre deve fazer para solicitar passagem ao motorista e atravessar de forma segura. E deixamos claro que as regras de trânsito são válidas em todos os lugares”.

Com o público da manhã (classes do 1º ao 5º anos), o foco principal foi a segurança do pedestre. Já com as turmas da tarde (6º ao 9º anos), a exposição da equipe deu ênfase à condução segura de bicicletas. “Boa parte dos estudantes já dirige bike e usa como meio de transporte, inclusive fazendo percurso pela estrada”, justificou.

A coordenadora pedagógica da escola, Valéria Alves de Meneses, também ressaltou o envolvimento dos estudantes nas palestras. “Foi uma atividade importante para os nossos alunos. Mesmo que o trânsito no nosso bairro não tenha o mesmo fluxo da área insular, eles precisam saber como se comportar e dos riscos que existem, como o perigo do uso do celular. Agradecemos a parceria com a CET e esperamos novas oportunidades de ter a equipe aqui”.

O programa de educação da CET-Santos é aberto à participação de escolas públicas e particulares do Município. Agendamento e informações pelo e-mail gced@cetsantos.com.br

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.