Bike Santos chega aos 10 anos e ganha novas bicicletas e estações

Até a próxima semana, o Bike Santos estará operando com 200 novas bicicletas do total de 370 veículos da frota, que está sendo renovada assim como as estações de entrega e retirada dos veículos. Das 37 instaladas em pontos estratégicos da Cidade, 20 já foram substituídas.

O programa de uso compartilhado de bikes, mantido pela Prefeitura, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), completou em novembro passado 10 anos de funcionamento. A renovação estrutural é viabilizada com o novo contrato firmado pela empresa municipal, gestora do sistema, com a Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, operadora do serviço, assinado no final do ano passado.

Já em janeiro foi iniciada a substituição dos equipamentos, com 100 bicicletas e 10 estações. Neste mês, outras 100 bikes e 20 estações. Finalizando, em março, os últimos 170 veículos usados darão lugar ao mesmo número de novos, totalizando a frota de 370 veículos. E, ainda, as 17 estações restantes serão substituídas, chegando as 37 renovadas.

O lançamento do Bike Santos foi em 29 de novembro de 2012, como opção de deslocamento e lazer para a população local e visitantes. A contínua ampliação da malha cicloviária da Cidade – atualmente são 57km de ciclovias – impulsionou o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e promoveu o crescimento do programa.

Outros diferentes usuários surgiram: pessoas que se deslocam para atividades diversas e, principalmente, estudantes e trabalhadores, atraídos também pelo baixo custo do serviço. Assim, saltou dos 15.679 usuários cadastrados (2012) para 238.648 (dados até janeiro/2023), que totalizam 3 milhões 850 mil viagens realizadas. Desde 2019, conta com o patrocínio da Unimed.

Para utilizar os veículos é preciso fazer o cadastramento pelo aplicativo Bike Santos ou neste site . Depois, adquirir o passe diário ou optar por uma das modalidades de planos de assinatura (anual, semestral ou mensal). Não há limite no número de viagens por dia, mas cada uma deve ter duração máxima de 45 minutos, sendo obrigatório intervalo de 15 minutos a cada nova retirada de veículo da estação. 

A liberação da bike também pode ser feita com o cartão transporte, mesmo sem saldo, desde que este esteja cadastrado no programa pelo usuário.

Uma novidade recente do programa foi a possibilidade da reserva de uma bicicleta, sem a necessidade de o usuário estar, obrigatoriamente, presente na estação para retirá-la. A reserva poderá ser realizada por até cinco minutos. Assim, além de praticidade, eficiência e economia de tempo os usuários podem garantir uma bike estando ainda em seu local de trabalho ou outro lugar pouco distante da estação selecionada.

Caso a bicicleta reservada no período de cinco minutos não seja retirada não há custos, porém, o usuário ficará impedido de utilizar o serviço por até 15 minutos. Já o aplicativo ganhou um novo layout e está ajustado com o Google, o que permite ao usuário guiar-se até a estação mais próxima, pelo trajeto mais indicado.