Blitz educativa com ciclistas dá início ao ‘Maio Amarelo’ em Santos

Com foco nos ciclistas, a Cidade abriu, nesta terça-feira (2), a programação alusiva ao Maio Amarelo, organizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). A ação educativa foi realizada pela manhã, na ciclovia da orla, na altura do Novo Quebra-Mar (José Menino). Várias outras atividades ocorrerão durante o mês do movimento mundial idealizado para chamar a atenção sobre a alta incidência de acidentes e mortes no trânsito.

Nesta quarta (3), a blitz educativa volta a ocorrer, no mesmo local e horário, a partir das 11h. No primeiro dia, cerca 200 ciclistas foram abordados e convidados a afixar nas suas bikes a plaquinha com a mensagem ‘No trânsito, escolha a vida’, tema do Maio Amarelo neste ano.

Um deles foi o polidor de carros Luciano Romualdo do Nascimento, 54 anos, que pedala diariamente para ir e voltar ao trabalho. “Sempre procuro utilizar ciclovia. É mais seguro. É preciso que todos, pedestres e motoristas, prestem mais atenção para que não ocorram tantos acidentes”.

A secretária Gracielle Bispo Costa, 46, outra adepta da ‘magrela’ para as atividades diárias, considerou importante a iniciativa da CET e também entende que para mudar a realidade do trânsito é “preciso respeito entre todos, isto é, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, e às regras, à sinalização”.

Com a experiência da profissão, o motorista de ônibus Elias Nascimento Santos, 44, que aproveitou o dia de folga para levar à praia o filho Pedro, 7, com sua bicicletinha (foi ‘emplacada’ na blitz), fez o seguinte comentário: “Precisa orientar sempre, toda hora, todo dia. Existe muita falta de atenção no trânsito e os acidentes acabam acontecendo muito por imprudência e desrespeito à lei”.

Pai, mãe e filho iam aproveitar a praia e as atrações do Novo Quebra-Mar, no José Menino. A mais recente foi entregue no último sábado, uma estação do Bike Santos Kids, que disponibiliza bicicletas de aro 16 para crianças até 50 quilos, em sistema igual ao do programa adulto, que vai completar 12 anos de funcionamento. Uma estação kids também foi implantada na Fonte do Sapo (orla da Aparecida). Além de ser mais uma opção de lazer, um dos principais objetivos do modelo infantil é a iniciação dos pequenos no uso da bike, já aprendendo a pedalar de forma segura e se tornarem ciclistas conscientes das responsabilidades no trânsito.

Ao acompanhar a abertura do programa Maio Amarelo, a diretora de Planejamento e Projetos da CET-Santos, Luciane Beck, ressaltou que o movimento internacional do qual Santos mais uma vez participa visa a conscientização da sociedade sobre a importância da obediência às regras de trânsito. “As ações que promoveremos alcançam todos. Nessas blitze com os ciclistas, por exemplo, o convite para afixar a plaquinha é acompanhado de orientações sobre as principais regras para a segurança; também entregamos uma cartilha com informações sobre a legislação e dicas de segurança, além da fitinha amarela, símbolo do movimento”.

Beck ressaltou que outras atividades do Maio Amarelo na Cidade vão envolver o público adulto e também chegarão às escolas. “É fundamental trabalhar o assunto trânsito seguro desde cedo”.

MAIO AMARELO 2023 – PRÓXIMOS EVENTOS

  • Dia 3/5 – Blitz educativa com ciclistas – ciclovia da orla, no José Menino/Quebra-Mar.
  • Dia 5/5 – Lançamento do quadro ‘Dúvidas do CTB’, a ser veiculado no canal oficial da CET-Santos no YouTube e redes sociais da Prefeitura.
  • Dia 8/5 – Início das palestras em escolas (educação infantil e Ensino Fundamental I e II) públicas e particulares. Agendamento ainda aberto: gced@cetsantos.com.br.
  • Ações da Campanha Faixa Viva em travessias de pedestres sem semáforo ao longo do mês.