Bonde Pelé de Santos será tema em programa de rádio do Japão

Maria Fernanda Kreling

O Bonde Pelé será levado ao território japonês e voará pelas ondas de rádio na NHK World Japan, do outro lado do mundo. Não, este não é um tema de anime (animação de computação gráfica) ou de um mangá (revista em quadrinhos em estilo japonês).

O bonde preparado em homenagem ao Rei do Futebol será tema de um programa de rádio no Japão, no próximo sábado (11). Os ouvintes saberão em detalhes como é o veículo no exterior, interior e funcionamento. Também ouvirão sons captados durante o trajeto pelas ruas do Centro Histórico de Santos.

O material está sendo preparado por Tatewaki Nio, fotógrafo japonês radicado em São Paulo, que esteve em Santos nesta terça-feira (7) e visitou a oficina dos bondes, fez o percurso do Bonde Pelé em companhia de turistas e tomadas de imagens nas ruas do Centro Histórico. As imagens captadas durante as gravações serão exibidas no site da rádio.

A ideia surgiu quando o fotógrafo soube do lançamento do modal repaginado pelas mídias digitais. Resolveu oferecer a pauta para a rádio NHK World Japan, organização de mídia pública sediada em Tokio, no Japão – para quem presta serviço como freelancer -, que imediatamente aceitou a sugestão.

reedição do Bonde Pelé integrou a programação oficial da Prefeitura de Santos em celebração à data de nascimento de Pelé, no último dia 23 de outubro, quando passou a integrar a linha turística do bonde na Cidade. Entre restauração, reforma e produção do novo layout, foi quase um ano de serviços da equipe de manutenção da CET-Santos.

Tatewaki acredita que a pauta terá grande adesão dos conterrâneos. “Sem dúvida, Pelé é reconhecido no Japão e esta homenagem é algo que despertará interesse dos japoneses. Lá, há um afeto muito especial das pessoas com sistemas férreos, como trens e bondes, eles certamente vão gostar de ‘conhecer’ o Bonde Pelé”.

A programação da rádio pode ser acessada pelo aplicativo da NHK. A previsão é de que o programa que abordará o bonde seja transmitido às 5h10 do próximo dia 11.

Tatewaki, 52 anos, nasceu em Kobi (Japão), mas ainda jovem teve a oportunidade de viver em outros países. Morou em Dubai e Tanzânia, na infância e adolescência respectivamente, lugares onde suscitou o interesse pela fotografia. “Certamente ter conhecido outras culturas desde cedo me fez despertar pelo desejo de me profissionalizar na área de comunicação visual”.

Radicado em São Paulo, veio pela primeira vez a Santos em meados dos anos 2000. Já registrou Neymar quando ainda era jogador da base do Santos F.C., tem um acervo produzido no Museu do Café e, recentemente, esteve em Santos para fotografar o último adeus ao rei Pelé, em dezembro do ano passado.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.