Quarenta e sete milhões de acessos foi a marca alcançada em 2024 pelo aplicativo Quanto Tempo Falta, volume que corresponde a um aumento de 23,6% em relação ao total registrado em 2023 (38 milhões de acessos na Baixada Santista). Gratuita, a ferramenta permite aos usuários do transporte coletivo em Santos se informar em tempo real sobre a localização dos ônibus dos sistemas municipal e intermunicipal.
Os números são da Viação Piracicabana, permissionária do serviço em Santos, e da BR Piracicabana, operadora das linhas intermunicipais e do VLT (as empresas integram o Grupo Comporte), que desenvolveram e administram o aplicativo, lançado há cinco anos. Por meio dele, o usuário sabe em quanto tempo chegarão ao ponto onde está os coletivos das linhas que servem ao seu destino. Ou, ainda, pode se programar, em casa ou no local em que estiver, e ir ao ponto já próximo à previsão do tempo para a passagem do ônibus.
A ferramenta, que pode ser baixada na Google Play Store ou na Apple Store, também mostra as linhas que fazem integração com o VLT, nome do condutor do carro, prefixo, além possibilitar aos usuários traçar rotas para o seu destino. Os números totais de acessos foram revelados, assim como detalhes sobre o aplicativo, durante recente visita de diretores e técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), responsável pela gestão do transporte coletivo municipal, ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Piracicabana.

ORIGEM PIONEIRA
A partir do CCO, a Piracicabana monitora o funcionamento do Quanto Tempo Falta, do sistema de bilhetagem eletrônica (biometria facial) e mantém uma Central de Controle Planejamento Operacional (CCO), criada para ampliar e desenvolver boas praticas operacionais.
O diretor de Transportes Públicos da CET-Santos, Murilo Barletta, destacou que a companhia atua integrada com a permissionária e também tem acesso ao monitoramento do serviço. O processo informatizado disponível hoje é o avanço de um trabalho pioneiro desenvolvido pela CET: o Sistema Integrado de Supervisão e Monitoramento de Ônibus.
“Foi adotado pela permissionária do serviço de transporte coletivo para propiciar uma ferramenta de coleta de dados, análises em tempo real e adoção de ações para correção de desvios em relação a padrões de desempenho estabelecidos. Um sistema apoiado em equipamentos embarcados, instalados nos veículos para registro de posição (coordenadas geográficas) ao longo do percurso, monitoramento de funções do veículo e transmissão de dados”.
As informações coletadas passaram a ser processadas na cenral para avaliação de analistas sobre o desempenho da operação, com possibilidade de interação com o veículo, motorista e fiscais de campo para correção de desvios que prejudiquem o funcionamento do serviço. “A CET está integrada à central mantida pela empresa tendo também acesso às informações sobre a operação de todas as 41 linhas municipais”.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Henrique Teixeira e divulgação