Faixas em Santos ganham iluminação específica para aumentar segurança aos pedestres

Iluminação específica será implementada em 38 pontos da orla – Foto: Francisco Arrais

Faixas de travessias de pedestres da orla em Santos estão recebendo iluminação específica para ampliar a segurança. São duas luminárias instaladas em cada extremidade da faixa, com lâmpadas LED de 28 watts de potência e sensores para acendimento automático quando anoitece ou ocorre perda da luz natural durante o dia.

A instalação teve início pelas avenidas da orla, nos locais onde há Faixa Viva – travessia sem semáforo. A medida faz parte do programa ‘Respeito à Vida’ (leia abaixo), com recursos de convênio entre a Prefeitura e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) destinados à sinalização viária. Para esta intervenção, o valor investido foi de R$ 595.751,32.

A aplicação da verba na iluminação das faixas foi proposta pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), visando, entre outros objetivos, atrair mais a atenção do pedestre para os locais de travessia segura e ampliar a visibilidade dos caminhantes pelos motoristas.

De um total de 38 locais que contarão com iluminação, somente na orla já foram instaladas luminárias em 18 travessias não semaforizadas (faixas vivas), em trechos das avenidas Saldanha da Gama, Samuel Augusto Leão de Moura, Bartolomeu de Gusmão, Vicente de Carvalho e Presidente Wilson. Além da orla, com os recursos do convênio, instalações também ocorrem nas travessias das avenidas Ana Costa e Marechal Floriano Peixoto. 

O programa ‘Respeito à Vida’, do Detran, foi criado para viabilizar ações com foco na redução de acidentes e fatalidades de trânsito. Em Santos, os investimentos para este ano somam R$ 10 milhões. Além da iluminação das faixas, o convênio ainda contempla a substituição de 1.252 novas placas de advertência e regulamentação, sendo 376 unidades na Avenida Pinheiro Machado (canal 1), 336 na Av. Conselheiro Nébias, 246 na Bernardino de Campos e 292 na Ana Costa.

O programa do Governo do Estado beneficiará também oito ruas do Embaré e uma do Gonzaga com serviços que envolvem fresagem de pavimento, recapeamento asfáltico, imprimação betuminosa ligante e restauração de pavimento asfáltico com concreto betuminoso quente. São elas: Álvaro Alvim, Aureliano Coutinho, Azevedo Sodré, Epitácio Pessoa, Ministro João Mendes, Oscar Sampaio, Oswaldo Cochrane, Sampaio Moreira e São José. Os serviços tiveram início nesta segunda-feira (19).

O convênio prevê também a instalação de 211 gradis de proteção, para orientação de pedestres na travessia em local adequado, na Av. Saldanha da Gama (barcas Santos/Guarujá); Av. Ana Costa x Rua Pedro Américo; Av. Ana Costa, 329 (Igreja Universal) e Praça Luiz La Scala (Aquário Municipal). Todos já estão instalados e a medida visa reduzir o risco de atropelamentos com uma canalização indicando o local correto para o caminhante atravessar.

A revitalização da sinalização horizontal e vertical da ciclovia da Av. Pinheiro Machado também está contemplada, desde a praia até a Av. Cláudio Luiz da Costa. Pintura de solo na cor vermelha, linhas seccionadas, legendas, além de placas de regulamentação e advertência fazem parte do projeto, que pretende dar mais segurança aos ciclistas.

 Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.