‘Maio Amarelo’ em Santos terá ações para esclarecer dúvidas sobre trânsito

Ações para orientação a ciclistas, palestras e teatro com bonecos em escolas, ações do Faixa Viva e um novo projeto educativo de vídeo para a participação do público. Essa é a programação por meio da qual a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) mobilizará a Cidade no Maio Amarelo, movimento dedicado à conscientização por um trânsito mais seguro, com redução de acidentes e preservação de vidas.

As atividades serão iniciadas no próximo dia 2, em programação que coloca foco sobre os ciclistas, com a realização de blitze educativas na orla, junto ao bolsão de estacionamento do Novo Quebra-Mar (emissário submarino, no José Menino), das 11h às 13h. No local, os educadores da companhia vão abordar condutores de bike para afixar no veículo uma plaquinha, estampada com as mensagens ‘No trânsito, escolha a vida’. Para completar, será distribuído o Manual do Ciclista, com normas e dicas para pedalar com segurança, além de fitinhas amarelas, símbolo da campanha.

A partir do dia 8, com o projeto Maio Amarelo nas Escolas, as CET vai garantir a participação dos estudantes no movimento. Atividades gratuitas serão promovidas em escolas públicas e particulares, ao longo do mês e, ainda, em junho. As unidades interessadas podem solicitar informações pelo telefone (13) 3228-9300 e fazer agendamento pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.

Para a educação infantil, o projeto educativo oferece o teatro com bonecos que interagem com as crianças para explicar sobre condutas seguras, como uso da faixa para travessia de pedestre, funcionamento do semáforo e uso de cinto de segurança e outras dicas.

Com classes de ensino fundamental I, a segurança no trânsito é abordada em palestra com os educadores da companhia. Aos alunos é também distribuído minitalonário que eles podem utilizar para dar nota a motoristas, avaliando-os quanto ao respeito às normas de trânsito. 

Para os estudantes do fundamental II a palestra enfatiza o uso da bicicleta no trânsito, pois muitas crianças e jovens desse nível escolar já usam bike para ir e voltar da escola. Assim, são repassadas orientações como o respeito à sinalização e utilização de ciclovias. 

Em Santos, além do Maio Amarelo, o mês é dedicado ao movimento Faixa Viva, iniciado na Cidade há 12 anos, visando harmonizar o trânsito e torná-lo mais seguro a partir da conscientização de motoristas e pedestres quanto à responsabilidade de cada um na ocupação compartilhada de ruas e avenidas, especialmente na travessia em faixas não semaforizadas. 

Durante todo o mês, ações educativas serão promovidas para reforçar normas de segurança e orientar os condutores sobre a prioridade de passagem dos pedestres nesses locais.

Também irá ao ar a primeira edição do Dúvidas do CTB, vídeo que vai esclarecer dúvidas sobre trânsito levantadas por populares nas ruas, ouvidos pela equipe do programa educativo da empresa. Os esclarecimentos serão feitos por especialistas da própria companhia. O quadro será veiculado no portal da CET e nas redes sociais da Prefeitura de Santos (Facebook e Instagram) a partir de 5 de maio. 

  • Em maio de 2011, resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Década de Ações para Segurança no Trânsito (2011 a 2020), surgindo aí o movimento Maio Amarelo.
  • A iniciativa foi inspirada em estudos da Organização Mundial da Saúde sobre a situação da segurança no trânsito em vários países .
  • O movimento nasce para chamar a atenção quanto ao alto índice de mortos e vítimas do trânsito pelo mundo.
  • Objetivo: mobilizar governos e sociedades em ações para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para fazer o trânsito seguro.
  • O amarelo, cor do movimento internacional, simboliza o sinal de advertência e atenção no trânsito.
  • No Brasil, o Maio Amarelo foi instituído a partir de 2014.
  • A mesma ONU definiu os anos de 2021 a 2030 como A Segunda Década de Ações para Segurança no Trânsito.