Maio Amarelo: mais de 500 estudantes já participaram das atividades em Santos

Nesta quarta, 17 de maio, atividades foram em escola no Morro Nova Cintra. Fotos: Divulgação/PMS

Com ações intensificadas neste mês do Maio Amarelo, movimento mundial que alerta para os acidentes, mortes e vítimas do trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) levou, na primeira quinzena, atividades a mais de 500 alunos de escolas públicas e particulares da Cidade.   Nesta quarta-feira (17), foi a vez dos estudantes de Educação Infantil da UME Cyro de Athayde Carneiro (Nova Cintra).

Interpretados por profissionais da equipe do Programa de Educação para o Trânsito, bonecos do Teatro de Fantoches conversaram e interagiram com as crianças para explicar cuidados básicos para a segurança no trânsito. Sophia Mota Lourenço, 5 anos, achou “legal” e revelou o que aprendeu: “precisa olhar para os dois lados para atravessar a rua e não posso fazer isso sozinha”.

O esperto Thiago Henrique Donizete da Conceição, 4 anos, gostou “muito, muito” do Pedrinho, o boneco-menino falante do teatro, e explicou direitinho sobre as cores do semáforo. “Quando acende a luz vermelha, os carros devem parar e quando aparece a verde, as pessoas podem atravessar”. Também entendeu o quanto é perigoso não usar cinto de segurança. “Se o carro bate, quem fica sem cinto vai lá longe e se machuca”.

Para a coordenadora da unidade, Tânia Tavares Paulino, o teatro de fantoches é uma oportunidade de os alunos terem uma atividade diferenciada na própria escola e também conhecerem sobre as regras de trânsito. “Eles estão em fase de aprendizagem, utilizam transporte escolar e andam na rua com os pais, então é importante que saibam como fazer. É uma forma de preservar a vida deles”.

Além do Teatro de Fantoches voltado à Educação Infantil, o programa da CET leva orientações a todos os níveis de ensino. Para as classes do Fundamental I, há palestra com audiovisual sobre segurança no trânsito; Fundamental II, palestra com foco na condução segura de bicicleta e distribuição da Cartilha do Ciclista, e para o Ensino Médio, palestra e dinâmica com uso de óculos que simulam estado de embriaguez.

A CET-Santos também oferece palestras para empresas e entidades em geral, tudo gratuitamente. Mais informações pelo telefone (13) 3228-9300 e agendamentos pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de qualidade