Mais um trecho da Azevedo Sodré, em Santos, é liberado após revitalização

Com o término, nesta terça-feira (19), dos serviços de renovação asfáltica, já estão liberadas ao trânsito a Rua Azevedo Sodré e as vias perpendiculares a ela, entre a Valdomiro Silveira e a Washington Luis (canal 3). O projeto de revitalização visa fortalecer a vocação comercial da rua e impulsionar o desenvolvimento urbanístico, econômico e social da Cidade.

Com isso, a circulação de veículos foi normalizada nas vias João Pinho, Carolino Rodrigues, Eloy Fernandes, Firmino Barbosa e Alfredo Porchat.

Os serviços de revitalização da Azevedo avançam agora para o trecho entre a Conselheiro Nébias e a Valdomiro Silveira, interditado ao trânsito nesta terça. A CET-Santos instalou sinalização na área, orientando os motoristas a ingressar a residências e comércio da Azevedo pela Minas Gerais e Valdomiro.

Já para algumas moradias das ruas Itapura de Miranda e Samuel Baccarat, o acesso será possível a partir da Voluntários Santistas.

O projeto de revitalização da via foi iniciado em maio. Os trabalhos se estenderão até a Conselheiro Nébias e estão sendo realizados em etapas, a fim de minimizar os transtornos.

As obras já foram finalizadas no primeiro trecho, entre a Washington Luís e a Eloy Fernandes, liberado para o tráfego local desde 13 de julho. O segundo trecho, originalmente entre a Eloy Fernandes e a Firmino Barbosa, foi ampliado até a Valdomiro Silveira, de forma a agilizar os serviços.

A terceira e última etapa da revitalização segue agora até a Conselheiro Nébias. Anteriormente, os serviços seriam realizados em quatro etapas, a última entre a Itapura de Miranda e a Conselheiro Nébias.

A Azevedo Sodré está ganhando uma faixa dinâmica, destinada ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança. Trata-se da primeira via de Santos a contar com essa área especial, que também funcionará como uma extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes.

A faixa dinâmica possui cor avermelhada, revestida por lajotas de concreto tipo paver, com 2,20 metros de largura junto ao meio fio do lado esquerdo, sentido Washington Luís.

A rua também já dispõe da primeira baia de ônibus, concluída em 12 de agosto. Com 30 metros de extensão e 25 centímetros de espessura, esse espaço em concreto armado dispõe de piso rígido, com acabamento ranhurado. A rua ainda ganhará uma segunda baia.

“Essa faixa para a parada de ônibus se estende do meio-fio até 3 metros de largura em direção ao centro da pista, suficiente para o trânsito e parada dos veículos de transporte público”, explicou o engenheiro Hélio Santos Jr., da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão dos trabalhos.

Conforme explicou, a superfície, em concreto sarrafeado e acabamento ranhurado, conta com inclinação de 3%, permitindo o escoamento, para a sarjeta, das águas pluviais, evitando empoçamento. Concreto sarrafeado é a concretagem realizada manualmente, com régua, tornando a superfície plana. Já as ranhuras permitem aos ônibus a frenagem mais segura.

Além da faixa dinâmica, outro diferencial da Azevedo Sodré é o detalhe visual arquitetônico em 203m² das calçadas, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada ‘faixa de serviço’, que corresponde a um terço da largura da calçada. Os passeios estão ganhando novo revestimento em concreto desempenhado, que cobrirão um total de 987,56m², no padrão Calçada para Todos.

A rua também terá os cabos de telefonia e internet embutidos e contará com um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede.

As obras estão a cargo da empreiteira Fortnort, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 5.165.379,17, sendo R$ 3.977.217,90 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (ex-Secretaria de Desenvolvimento Regional), do Governo do Estado, e o restante de recursos municipais. O prazo contratual vai até o primeiro semestre de 2024.

Essa é mais uma frente de trabalho da Prefeitura, que vem promovendo, desde março, a renovação asfáltica em 25.573,70 metros lineares em 74 vias de 19 bairros, além de serviços de infraestrutura, em um pacote de obras orçado em R$ 200 milhões.

Além disso, outros 6.166 metros lineares, em um total de 56.820m², de oito ruas do Embaré e uma do Gonzaga, foram beneficiadas pelo Programa Respeito à Vida, convênio da Prefeitura com o Detran (Departamento Estadual de trânsito), no valor de R$ 4.805.625,08.

A Prefeitura priorizou a revitalização das ruas Azevedo Sodré; Trabulsi, na Ponta da Praia, e Álvaro Guimarães, no Rádio Clube, Zona Noroeste de Santos, por terem importante atividade comercial, geradoras de emprego e renda.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.