Operação informa sobre o uso correto e seguro das ciclovias em Santos

Orientações e dúvidas esclarecidas marcaram as primeiras ações da Operação Ciclovia Segura, realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), na tarde desta quinta-feira (15). A iniciativa busca a conscientização sobre o uso correto e seguro das pistas destinadas à circulação de ciclistas, bem como evitar o trânsito de veículos que não se adequam às regras para uso desses espaços, tais como os ciclomotores.

No primeiro dia, dezenas de condutores foram abordados em três pontos da orla: Praça das Bandeiras (Gonzaga), Fonte do Sapo (Aparecida) e Praça dos Surfistas (Posto 2 – Pompeia). Agentes da CET explicaram as normas para circulação. Para completar, entregaram folheto informativo, conforme a Resolução nº 996/2023 do Contran, regulamentada pela Lei Municipal 4.221/2023. 

No Gonzaga, Anice Ribeiro Linna, 52, empresária, foi parada. “Nossa, vi há pouco matéria na TV falando que a CET faria essa ação. Pensei: ‘legal’”, contou, já lançando uma pergunta sobre o transporte de carga. Ela dirigia sua bicicleta elétrica e carregava, entre as pernas, uma sacola.

Primeiro, o agente Silvestre explicou o objetivo da operação e, na sequência, esclareceu sobre a dúvida, informando que precisaria ter uma mochila nas costas para transportar a carga. “Dessa forma não é permitido por lei”, frisou ele, deixando claro que a ação tinha caráter apenas educativo. Ela pegou seu folheto e afirmou que iria alertar o “pessoal da família, já que cada um tem a sua”.

A agente de seguro Giselle Hosana Barbosa estava bem esclarecida sobre o uso da sua bicicleta elétrica, seu principal meio de transporte. “Comprei para facilitar a vida. Tenho três filhos e todos os dias eles têm diferentes atividades. Tenho que levá-los de um lado para o outro. Quando fui comprar, em 2023, procurei me informar muito antes, inclusive sobre a utilização em ciclovias, por ser mais seguro”, revelou ela, que lamentou sobre situações que observa diariamente. “Orientar é muito importante, para os ciclistas em geral e para os pedestres. Todos têm que respeitar. É uma questão de segurança”.

Inicialmente concentrada na ciclovia da orla, a operação será desenvolvida três vezes por semana, em pontos alternados. Além dos usuários de veículos/equipamentos que podem circular pelo espaço, também pedestres serão abordados, caso estejam caminhando ou se exercitando pela faixa exclusiva para os ciclistas, o que é não permitido. Serão orientados a fazê-lo pelo local  específico para pedestre: a calçada.

O que pode circular na ciclovia?

Bicicletas tradicionais

Bicicletas elétricas com motor auxiliar, com velocidade de até 25 km/h

Patinetes e similares, com velocidade de até 20 km/h

OBSERVAÇÃO: para esses casos também é obrigatório:

  • Potência máxima de 1.000W
  • Limitador de velocidade
  • Campainha sonora Luzes dianteira e traseira
  • Pneus em bom estado de conservação
  • Somente um passageiro adicional, desde que o veículo tenha assento adequado de fábrica.
  • É recomendável o uso de capacete.

O que NÃO pode na ciclovia?

  • Ciclomotores
  • Transportar cargas ou animais
  • Estacionar em local proibido
  • Fazer manobras perigosas
  • Trânsito de pedestres.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: Henrique Teixeira