Santos sugere ampliação do VLT para maior integração da região metropolitana

A Integração do Transporte Público entre as Cidades foi o tema de uma das sessões técnicas realizadas durante a 88ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, em Praia Grande. O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), Antonio Carlos Silva Gonçalves, foi um dos convidados para expor sobre o assunto, no primeiro dia do encontro, quinta-feira (23).

Entre outros pontos, ele destacou a importância da parceria da Empresa Metropolitana de Transportes (EMTU) com os municípios em relação ao VLT. 

Gonçalves lembrou que a segunda linha do VLT em Santos, que ligará a região intermediária à central, será entregue em junho de 2024. E falou sobre a ampliação da integração do modal com o sistema de transporte público municipal. Desde o último dia 5, todas as linhas municipais de Santos que atendem estações do VLT, 37 de um total de 41, operam integradas.

O presidente da CET-Santos ainda ressaltou que “está cada vez mais difícil para os municípios manter seus serviços de transportes”. Em Santos, o sistema é subsidiado e atualmente, a Prefeitura faz o repasse de R$ 1,5 mi/mês à permissionária para garantir que o usuário pague R$ 5,25 por viagem – sem o aporte, o valor para o passageiro seria de R$ 6,30.

“Se não subsidiar, tira ainda mais passageiros do transporte público, que sofre a concorrência do transporte por aplicativo”, disse, frisando que a queda de usuário já era sentida pelos municípios em geral e foi agravada pela pandemia de covid. “Os números não foram restabelecidos aos patamares de antes da crise de saúde pública”.

A reunião do fórum paulista, que teve seu encerramento nesta sexta-feira (24), contou também com a presença de autoridades das esferas estadual e federal, além de especialistas e técnicos das áreas de transporte e mobilidade.

No último dia de programação, a CET-Santos esteve representada em mais uma sessão técnica. O assessor da diretoria e membro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SP), Marco Fabrício Vieira, integrou a mesa que abordou os seguintes assuntos: suspensão do direito de dirigir, Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), regulamentação da fiscalização automática da Zona Azul e regulamentação da multa NIC.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.