Campanha em Santos exibe depoimentos para sensibilizar motociclistas sobre perigos do trânsito

Motociclistas são levados a assistir a um vídeo com alertas e orientações – Fotos: Raimundo Rosa

A segunda etapa da campanha ‘Eu Piloto pela Vida’ teve início nesta segunda-feira (11) com a participação de 221 motociclistas. A iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) acontece até quarta-feira (13), na Praça Dutra Vaz, na Vila Belmiro, das 13h às 17h. 

O objetivo é conscientizar usuários de motos a pilotar com segurança. Ao serem abordados por agentes da Polícia Militar e, depois, direcionados por operadores da CET para a tenda preparada para a breve ação educativa (são de 8 a 10 condutores por vez), alguns mostram certa desconfiança e até uma dose de impaciência por terem que ‘perder tempo’ e estarem com pressa para algum compromisso ou mesmo fazer entregas.

Em poucos minutos, após verem o filme da campanha que traz relato de motociclistas acidentados que tiveram um segunda chance de vida, mas à qual tiveram que se adaptar devido às sequelas sofridas, as expressões na face sugerem um autoquestionamento. 

Após a fala do educador de trânsito apelando para que  “utilizem a moto como amiga e não como aquela que vai colocar a sua vida e a dos outros em perigo”, o movimento de concordância feito com a cabeça deixa no ar a expectativa pela revisão da conduta na direção do veículo. 

A promotora de vendas Jennifer Lopes Leite parabenizou a organização pela iniciativa. “No trânsito é preciso conscientizar cada vez mais. A gente tem que pilotar atento a tudo. Pela nossa própria segurança e também a dos demais pilotos, motoristas e pedestres”.

Márcio Simões trabalha em uma loja de veículos e, como estava com o filho Cauã, 15 anos, este também acompanhou a atividade. O pai do adolescente contou que dirige moto há 20 anos e jamais sofreu um acidente ou mesmo queda, pois é muito consciente no trânsito. “Falo muito sobre essa questão com ele (filho), pois logo estará tirando a carteira de habilitação. Sei que é perigoso, já perdi vários amigos em acidentes. Acredito que todos aqui já perderam também. É preciso prudência. A campanha é excelente para alertar os motociclistas em geral”. 

Além da Polícia Militar, a ação é promovida com o apoio das secretarias de Cultura (Secult) e de Governo (Segov). A primeira etapa foi realizada no mês passado, na avenida da praia, no José Menino.