Educação para o trânsito de Santos atende mais de 2,4 mil alunos em seis meses

Mais de 2,4 mil crianças e jovens participaram de atividades do programa de Educação para o Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) neste semestre. O atendimento aconteceu principalmente em escolas, para alunos de educação infantil e ensino fundamental I (1º ao 4º ano) e II (5º ao 9º ano), além de incluir apresentações e palestras em entidades que trabalham com o público infantojuvenil.

Desde agosto, quando iniciou o segundo semestre letivo com aulas presenciais nas escolas, até novembro, o programa foi levado a 1.707 alunos do ensino fundamental I de unidades públicas, turmas do Programa Escola Total da Prefeitura e colégios particulares.

A esse segmento de estudantes, a temática da segurança do trânsito é exposta em palestra ilustrada, abordando cuidados elementares que devem ser seguidos para os deslocamentos a pé ou em veículos (carro, moto e bicicleta), como o respeito à sinalização, uso de faixa para travessia, utilização do cinto de segurança, entre outras orientações. Essa mesma abordagem foi trabalhada com 138 jovens em treinamento pelo Camps, em palestras realizadas em agosto, ainda por meio virtual.

Já as apresentações com os bonecos dona Laura e Pedrinho, do teatro de fantoches, foram assistidas por 601 alunos da educação infantil, além de grupo de crianças em evento na Vila Sapo. O teatro de fantoche é a atividade por meio da qual, de forma lúdica e divertida, o público infantil também é inserido no programa de educação para o trânsito.

O objetivo é investir na conscientização já nos anos iniciais, bem como ter na criança um multiplicador de informações entre os adultos da própria família e demais grupos sociais dos quais participa. Um dos braços do programa de educação, o trabalho realizado com crianças e jovens, é de extrema importância, diz a diretora de planejamento e projetos da CET, Luciane Beck, acrescentando que, com o maior controle da pandemia, foi possível retomar as atividades presenciais neste ano.

“É abordando o assunto no cotidiano de crianças e adolescentes e reforçando conceitos para conscientização de adultos que se pode construir a cultura do respeito no trânsito. A convivência harmoniosa nas ruas leva a menos acidentes e mortes”.

#Educação