Fiscalização do turismo de um dia já abordou 30 veículos na entrada de Santos

Apesar de a segunda-feira (28) amanhecer ensolarada, apenas um ônibus de turismo foi abordado pela barreira organizada pela Prefeitura na Avenida Martins Fontes (Saboó). Ele não possuía autorização emitida pelo Sistema de Turismo e teve de retornar à Uberlândia (MG), cidade de origem dos turistas que planejam passar o dia nas praias santistas.

Com isso, desde o início da operação, na madrugada do sábado (26) até agora, 30 veículos entre ônibus e vans de turismo foram parados pelo bloqueio montado na entrada da Cidade. O bloqueio volta a ser realizado nesta terça, 1º de março, das 3h às 10h. Participam da operação dois guardas civis municipais, dois da CET e um funcionário da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).

EDUCATIVO

Vale destacar que a barreira tem também caráter educativo. Os agentes orientam os motoristas sobre a entrada em vigor da lei que normatizou o turismo de um dia no Município. Os motoristas interceptados recebem o folheto com detalhes sobre o projeto Turista Legal.

No material, constam detalhes da lei complementar 1.146/2021, aprovada pela Câmara em dezembro, como a determinação do cadastro obrigatório de vans, micro-ônibus, ônibus, motorhomes, trailers e similares, com capacidade superior a 10 pessoas, que se dirijam à Cidade para passar um dia na praia ou participar de eventos culturais, artísticos, esportivos e religiosos, entre outros.

O cadastro deve ser feito, no mínimo, três dias úteis, antes da chegada a Santos no Sistur e, se autorizado, o motorista receberá a Permissão Especial de Tráfego (PET) para circular na Cidade. Para turismo de praia, é obrigatório ainda apresentar documento comprovando reserva em hotel, pousada, hostel, pensão ou similares (day use) e em estacionamento particular.

Em caso de descumprimento da lei, será aplicada multa de R$ 2 mil, cujo valor será dobrado em caso de reincidência. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM), 162 (Ouvidoria) e 190 (Polícia Militar).

Participam da operação agentes da CET, servidores da Secretaria de Turismo e guardas municipais

Fotos: Isabela Carrari