Grupo acompanhará intervenções e pontualidade das obras do VLT em Santos

Nova etapa começa no trecho entre a Rua Dr. Cochrane e Avenida Conselheiro Nébias – fotos Carlos Nogueira (principal/arquivo) e Isabela Carrari

Reuniões semanais com técnicos de secretarias municipais, empresas permissionárias de serviços públicos e da construtora encarregada das obras para implantação da segunda linha do VLT em Santos serão promovidas regularmente para acompanhar os trabalhos e agilizar soluções para eventuais dificuldades encontradas para a realização de serviços dentro do cronograma estabelecido. O primeiro encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (20), na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

“Essas reuniões servirão para esclarecer dúvidas e agilizar pendências que surjam para a realização dos trabalhos pela construtora com as secretarias de governo e as concessionárias de serviços diretamente envolvidas com a obra, com objetivo de alcançar a pontualidade na programação definida”, explicou o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

A cada reunião será elaborada ata a ser enviada aos gabinetes do prefeito Rogério Santos e do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Marco Antonio Assalve; à Empresa Metropolitana de Trasportes Urbanos (EMTU) e ao escritório do CEO da Álya, construtora da obra. Será para dar ciência das questões apresentadas e agilizar procedimentos necessários.

Em princípio, o grupo fará dois encontros semanais – exceto nesta semana. Fazem parte, além da CET-Santos, as secretarias municipais de Serviços Públicos (Seserp), Infraestrutura e Edificações (Siedi), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e das Prefeituras Regionais (Sepref), além da Defesa Civil do Município. As concessionárias participantes são Vivo, Sabesp, CPFL e Comgás.

O Governo do Estado, responsável pelo projeto do VLT, definiu julho deste ano para a entrega do novo trecho. A linha ligará a estação Conselheiro Nébias ao Valongo, região do Centro Histórico de Santos. Terá oito quilômetros de extensão e contará com 12 estações instaladas próximo a locais de interesse público como o Mercado Municipal, o Poupatempo e o Terminal do Valongo.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.